Aquarismo no Pet Shop. Por que sim? Por que não?

Quando comparamos pet shops do Brasil com de outras regiões do mundo notamos uma diferença bem visível rapidamente: o espaço dedicado ao aquarismo. Enquanto nas lojas do exterior (principalmente EUA, Europa e Ásia) vemos uma atenção especial dedicada ao aquarismo, aqui no Brasil esse setor costuma ser bem tímido, quando ele sequer existe. Isso ocorre por diversos motivos, muitas vezes relacionados a preconceitos, falta de treinamento, preocupação com os custos e até mesmo superstições.

Conversando com inúmeros lojista, percebi que o principal receio para a implantação do aquarismo no estabelecimento é a qualidade da mão-de-obra. De fato, esse receio é justificável, já que para atender um hobista de aquário e realizar as manutenções necessárias nos aquários da loja, o atendente precisa de um embasamento técnico diferenciado quando comparamos com outros pets. Sendo assim, a devida qualificação e treinamento dos profissionais responsáveis pelo setor é essencial. Para isso, as lojas podem recorrer às distribuidoras para auxiliar em algumas questões técnicas ou a cursos on-line ministrados por aquaristas experientes.

Outro fator que assusta os empreendedores que pensam em trabalhar com aquários são os custos, tanto no investimento inicial quanto os custos operacionais. Quando analisamos a infraestrutura necessária para ter animais aquáticos em sua loja, devemos considerar: os vidros, equipamentos de filtragem, equipamentos elétricos (bombas, compressores de ar, controladores, etc.), iluminação, estrutura das baterias, entre outros. Além disso, os custos operacionais incluem: consumo de energia, consumo de água, produtos químicos utilizados na manutenção, etc.

Mas será que apesar de tudo isso ainda pode valer à pena introduzir o aquarismo na minha loja? A resposta é “Sim”, por diversos motivos, mas principalmente pelo valor agregado dos produtos relacionados ao aquário. O ticket médio de um cliente de aquarismo é consideravelmente superior ao dos clientes de outros pets. Quando uma loja vende um aquário por exemplo, naturalmente também vende os peixes, ração, bomba, filtro, cascalhos, decoração, etc. Além disso, esse setor possui uma alta fidelização dos clientes, já que estes sempre recorrem à loja não apenas para comprar os produtos, mas também para receber orientações técnicas com o atendente e trocar experiências com outros aquaristas que frequentam o estabelecimento. Não podemos esquecer também que ter aquários bonitos e bem montados em seu pet shop gera uma excelente composição visual na loja, chamando atenção até mesmo daqueles que não estão, à princípio, interessados em animais aquáticos.

Um caminho interessante para começar a trabalhar com aquários é simplesmente começar devagar. Introduzir com peixes Beta, por exemplo, é uma boa ideia, já que exigem menos manutenção e uma infraestrutura mais enxuta, além de possuírem um custo inferior aos demais peixes e serem animais de alto giro. Posteriormente, e com uma reação positiva tanto por parte dos colaboradores quanto dos clientes, pode ser a hora de realizar um investimento em uma bateria pequena de aquários para peixes de água doce. Com isso você já pode oficialmente dizer que possui um setor de aquarismo em sua loja e a partir de então, com a contínua capacitação de sua equipe e retorno sobre o investimento, você poderá começar a projetar a inclusão de aquapaisagismo e aquário marinho, que são as categorias de maior valor agregado, o que fará de sua loja, sem dúvida, uma referência no setor.

Sem dúvida, no Brasil, os Pet Shops com aquarismo ainda são raros, mas Pet Shops que tentaram e depois desistiram do aquarismo são mais raros ainda. Ou seja, na grande maioria dos casos, se esforçar um pouco para poder oferecer animais aquáticos aos seus clientes é rentável no médio/longo prazo e vale à pena.

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