Importância da Ciclagem em Aquários

Importância da Ciclagem em Aquários

Uma das maiores frustrações de quem acaba de adquirir um aquário é não poder introduzir os peixes imediatamente após montá-lo. Afinal de contas, quem não quer ver logo o seu aquário cheio de vida animando o ambiente da sua casa? Por isso é muito importante que o lojista dê uma boa orientação ao consumidor para que ele não desanime e possa introduzir os animais o quanto antes.

Poucos iniciantes no aquarismo têm real noção da importância do ciclo biológico no ecossistema aquático, levando risco aos animais se introduzidos precocemente. A grosso modo, trata-se da população de bactérias benéficas presentes no aquário que realizam a filtragem biológica da água. Elas são capazes de absorver a amônia, que é extremamente tóxica aos peixes, e convertê-la em compostos menos nocivos.

Toda a matéria orgânica lançada no aquário sofre decomposição e esse processo libera a famigerada amônia. Por sorte, enquanto esse composto é tóxico para a maioria dos animais, pode servir de alimento para as bactérias Nitrossomonas na reação de nitrificação que gera o nitrito como produto, menos nocivo, mas ainda assim perigoso em maiores concentrações. Em seguida, entram em ação as Nitrobacter, responsáveis por transformar o nitrito em nitrato, que pode ser absorvido pelas plantas ou removido em trocas parciais de água.

Agora sabendo da importância das bactérias nitrificantes nos perguntamos: como e quando o meu aquário terá uma população suficiente dessas bactérias? Infelizmente é muito difícil dizer com precisão o tempo que o ciclo do nitrogênio leva para ser estabelecido na água do aquário, mas estudos indicam que esse processo pode levar de 30 a 60 dias. Ou seja, só após esse período seria recomendada a introdução da quantidade desejada de peixes.

Porém sabemos que a ansiedade é grande e um mês (no mínimo) é muito tempo para esperar para ver seu aquário com vida. Pensando nisso, existem algumas ações que podemos realizar para acelerar esse processo. A mais simples é jogar um pouco de ração e soltar uma quantidade de peixes equivalente a 10% do total que o aquarista planeja para estimular o início do ciclo sem elevar demais a carga orgânica do aquário. Outra maneira é utilizar alguns dos diversos aceleradores biológicos que o mercado oferece para conseguir adiantar o processo de introdução dos peixes.

Com essas dicas, o vendedor consegue fazer com que o cliente tenha uma satisfação mais rápida com o aquário que está interessado em comprar, incentivando-o a adquiri-lo. Além disso, quanto mais cedo ele conseguir ter seu aquário funcionando e estabilizado, mais cedo ele voltará a sua loja para repor os produtos necessários para manutenção e, quem sabe, adquirir novos moradores para seu pequeno mundo aquático.

Precisa de ajuda?